Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

CNA apresenta projeto de melhoria de competitividade do leite para as Federações de Agricultura dos Estados

16 May 2015

 

A Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou, nessa quarta-feira (14/05), às Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados, o projeto de melhoria da competitividade do setor lácteo brasileiro. O encontro, realizado via videoconferência, teve por objetivo discutir as demandas do setor e analisar os seis pilares listados como fundamentais para ampliação do consumo interno e abertura de novos mercados para o produto.

 

O projeto, que foi entregue à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, na última terça-feira, foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT) para trabalhar os seguintes pontos estabelecidos como prioridade: Assistência Técnica; Política Agrícola; Sanidade Animal; Qualidade do Leite; Marco Regulatório e Promoção ao consumo de lácteos. “Com esses pilares, em 2016, o Brasil terá aumentado o padrão de qualidade deste setor”, afirmou o presidente da Comissão, Rodrigo Alvim. 

 

Durante a reunião, foi destacada a importância de fortalecer e ampliar os projetos de assistência técnica, a princípio, nos cinco maiores estados produtores de leite: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina. “Nossa meta, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), é capacitar 80 mil produtores de leite das classes D e E no prazo de dois anos”, afirmou o Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi. Os representantes das Federações ressaltaram a necessidade da capacitação técnica não só dos produtores, mas também dos transportadores e técnicos das indústrias.

 

Outro pilar do projeto discutido no encontro foi a Política Agrícola. O grupo estuda a ampliação do limite de crédito do Financiamento de Garantia de Preços ao Produtor (FGPP), disponibilizado pelo Banco do Brasil, de R$ 40 para R$ 100 milhões. E também a desburocratização de acesso as linhas de crédito Inovagro e Pronamp. “Para facilitar o acesso ao crédito, estão sendo trabalhadas linhas diferenciadas de financiamento específicas para os produtores de leite”, explica Rodrigo Alvim.

 

Assessoria de Comunicação Digital do Sistema CNA/SENAR

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload