Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Experiência, conhecimento e audácia !

 

Tenho dito com frequência: “Não estou perdendo o sono com a crise atual”, tentando mostrar aos meus funcionários e amigos, de que existem armas e muita munição para sobreviver (e crescer), independentemente da gravidade da situação e/ou do período que perdurar.

 

Um problema que vejo, é que a tecnologia traz uma sensação de que “existe uma resposta pronta” para tudo. É verdade ! A cada dia novas ferramentas digitais estão ao alcance, de forma prática, imediata e quase gratuita. E isso nos leva para uma perigosa zona de conforto. Afinal, uma coisa é a informação em si, e outra, o conhecimento para saber empregá-la.

 

Estamos vivendo o pior momento desde D. Pedro II. Por isso, estou convencido de que três fatores são fundamentais nessa hora: Experiência, Conhecimento e Audácia.

 

(1) A experiência “sob fogo cruzado”, criou no passado, uma blindagem naqueles que conseguiram sobreviver. Mas cuidado: a experiência pode ser uma armadilha, pois pode levar: (a) ao medo frente ao novo; (b) de querer fazer somente o que já deu certo; (c)  à dificuldade para se adaptar frente a novos cenários; e (d) à falta de capacidade para empregar as novas tecnologias disponíveis.

 

(2) Já o valor do conhecimento está em  saber tirar lições, e de encontrar alternativas diferentes, para cada cenário. O conhecimento é um verdadeiro patrimônio nessas horas.

 

(3) A audácia, para mim, é ter coragem para transformar uma crise em oportunidades. De usar a sabedoria para abrir novas portas; de enxergar o que os outros não enxergam; de encontrar saídas, quando outros ficam imobilizados; de prever os cenários, se antecipando aos fatos; de ter sempre alternativas para cada nova situação que se apresentar.

 

Modestamente, e de forma sucinta, essa é a minha receita para enfrentar e sair bem dessa crise.

 

 

 

 

 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload