Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Dia do avicultor: Brasil é maior exportador mundial

29 Aug 2016

 

No último domingo (28/08) foi comemorado o Dia da Avicultura e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações de agricultura e pecuária parabenizam os avicultores brasileiros pela significativa contribuição para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Simplício Lopes informa que a carne de frango é a mais consumida no Brasil, com média de 43 quilos por habitante. “Um diferencial da carne de frango frente às outras é que, em momentos de crise, com redução do poder aquisitivo do consumidor, ela torna-se opção viável para as classes econômicas C, D e E”, afirma. 

As exportações brasileiras de carnes e miudezas de aves posicionam o Brasil como principal exportador mundial do segmento, o que representou divisas de R$ 22,8 bilhões, em 2015, com embarque de 4,1 milhões de toneladas. Os principais países de destino da produção brasileira são: Arábia Saudita, Japão, União Europeia, China e Emirados Árabes. 

Com um plantel de 5,79 bilhões de cabeças, o Brasil produz 13,14 milhões de toneladas de carne de frango por ano, além de 2,9 bilhões de dúzias de ovos. Desse total, 30% é destinado às exportações e 70% ao mercado doméstico. Já a produção de ovos é direcionada, praticamente, toda ao mercado doméstico. Previsões da FAO (Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) apontam para um crescimento de 22% na produção brasileira, em 10 anos.

Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA – órgão interno da CNA, a Comissão vem trabalhando para fortalecer o produtor integrado a fim de harmonizar a relação contratual entre integrados e agroindústria integradora, atuando com destaque para a criação do novo marco legal dos contratos de integração – Lei nº 13.288, de 2016. Também tem promovido ações para a promoção do associativismo e capacidade de negociação dos integrados nos assuntos referentes ao dia a dia da relação contratual. Paralelamente, assuntos de cunho sanitário, como o aprimoramento das medidas de biossegurança para a prevenção da Influenza Aviária também são focos da Comissão. 

Veja abaixo depoimentos de avicultores dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal:

“A avicultura tem papel muito importante dentro do agronegócio nacional, porque é proteína animal produzida, em sua maioria, em pequenas propriedades, integrando produtores de pequeno porte à realidade produtiva nacional. Além disso, a atividade fornece carne a preço acessível à população e tem grande participação nas exportações brasileiras, contribuindo com a balança comercial  e a entrada de divisas para o país”.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload