Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

De onde sairá o dinheiro ?

 

 

Mais uma vez estamos estamos vivendo o clima de eleições. Só que agora o tema nos interessa diretamente, pois se trata do futuro de nossa cidade. E por mais distante que se queira ficar, é impossível não deixar de avaliar as propostas trazidas pelos candidatos a Prefeito e Vereador.

 

Por isso resolvi fazer um alerta, por conhecer a realidade de Santa Maria. Vejo candidatos prometendo “fundos e mundos”, na tentativa de se diferenciar dos demais. Cada um buscando se afirmar como o mais preparado em resolver os problemas da cidade. Só que não  podem menosprezar a inteligência dos eleitores, e muito menos trazer propostas envolvendo o orçamento da União e do Estado.

 

Cada vez que ouço as promessas de campanha (muitas fantasiosas) dos candidatos a Prefeito, fico me perguntando: de onde eles acham que sairá o dinheiro ? 40% do orçamento está comprometido com educação (25%) e saúde (15%). E sei que a Prefeitura gasta mais do que isso com saúde. Dos 60% restantes, 48.5% vai para o funcionalismo e Instituto de Previdência dos Servidores e 3% para a Câmara de Vereadores (20 milhões só em 2016). No fim, no fim, sobram apenas 5% para manter a máquina pública funcionando (com todos os seus desperdicios). Então não adianta “dourar a pílula”. Não tem dinheiro !

 

Sugiro que os candidatos procurem a Secretaria da Fazenda, para terem uma dimensão exata do Orçamento Municipal previsto para os próximos 4 anos. E vão ver, que não adianta sonhar com quase nada. Muito, muito menos em  investir  na defasada infraestrutura da cidade. E também não adianta contar com dinheiro federal ou estadual, pois estão numa pindaíba desgraçada.

 

Já os candidatos a vereador podem prometer muito pouco, pois pela Constituição Federal, o Legislativo não pode ser gerador de despesas. A atribuição é exclusiva do Executivo (Prefeitura, no caso).

Senhores candidatos ! Não me levem a mal, mas a população precisa de compromissos sérios, e que sejam viáveis frente à realidade orçamentária do municipio. Por favor, se informem mais sobre Gestão Pública e Orçamento Público !

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload