Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Dados do Herbário da Embrapa serão disponibilizados no Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF)

6 Nov 2016

 

O herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Herbário CEN) possui hoje cerca de 108 mil exsicatas (amostras de plantas secas) e é um dos mais representativos do Brasil no que se refere ao bioma Cerrado. Abriga também coleções crescentes de plantas nativas e parentes silvestres da Caatinga e da Amazônia, além de espécies de interesse econômico, incluindo gramíneas e leguminosas forrageiras, mandioca, amendoim, abacaxi, inhame, oleaginosas, ornamentais, medicinais, florestais e parentes silvestres de plantas cultivadas. A partir de 2017, dados e imagens do acervo desse herbário serão disponibilizados para consulta no GBIF (Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade, sigla em inglês), que é o maior banco de dados on-line sobre a biodiversidade global.

 O SiBBr tem como objetivo reunir e consolidar os dados e cO herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Herbário CEN) possui hoje cerca de 108 mil exsicatas (amostras de plantas secas) e é um dos mais representativos do Brasil no que se refere ao bioma Cerrado. Abriga também coleções crescentes de plantas nativas e parentes silvestres da Caatinga e da Amazônia, além de espécies de interesse econômico, incluindo gramíneas e leguminosas forrageiras, mandioca, amendoim, abacaxi, inhame, oleaginosas, ornamentais, medicinais, florestais e parentes silvestres de plantas cultivadas. A partir de 2017, dados e imagens do acervo desse herbário serão disponibilizados para consulta no GBIF (Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade, sigla em inglês), que é o maior banco de dados on-line sobre a biodiversidade global.

O GBIF é um sistema internacional de dados, financiado pelos países signatários da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que fornece um único ponto de acesso (através do seu portal e seus serviços web) para centenas de milhões de registros, livremente compartilhados por instituições em todo o mundo. A participaçonteúdos da biodiversidade brasileira.Herbário: diversidade em prateleirasHerbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, que são o material-testemunho da identificação taxonômica das espécies provenientes de diferentes ecossistemas, servindo também como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região. As informações contidas em um herbário são fontes básicas para estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos, além de fornecerem dados para os trabalhos sobre biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, forrageiros, alimentícios, entre muitos outros.O objetivo da Embrapa com a manutenção de um herbário é garantir a formação de uma base de dados o mais completa possível sobre a diversidade e a vegetação de uma dada região como também do material-testemunha das espécies conservadas na rede de bancos genéticos da Empresa. As amostras botânicas conservadas em um herbário registram a localização, dados ecológicos, altitude, tipo de vegetação e outr de interesse da planta em seu local de origem.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload