Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Milho no RS apresenta diversas fases de desenvolvimento

9 Jan 2017

 

A cultura do milho no Rio Grande do Sul encontra-se em todos os estágios, desde a semeadura, desenvolvimento vegetativo, floração, enchimento de grãos, maturação e início de colheita, em especial nas Missões, em áreas irrigadas. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, no Noroeste do Estado, os técnicos constam maior implantação da área de milho no cedo, em detrimento de uma segunda safra, que deverá ser ocupada com soja. Mesmo assim, nesta semana, deve iniciar a semeadura da segunda safra de milho.

Em algumas regiões produtoras de milho no RS, as equipes municipais da Emater/RS-Ascar acompanham a inoculação da vespinha Trichogramma para controle da lagarta do cartucho. Os resultados são bons, sendo que não há ataque de pragas na brotação nova, deixando os agricultores satisfeitos. Com as precipitações semanais e a fase avançada de enchimento das espigas do milho, se estima que a primeira safra conclua seu ciclo com boa produção.

Os preços do milho estão pressionados pelas fracas exportações, projeção de safra cheia (30 milhões de toneladas) e pela oferta agressiva, uma vez que os produtores necessitam vender o milho para liberar espaço para a safra de soja, que está tecnicamente implantada no RS, apresentando 90% da área já implantada em germinação e desenvolvimento vegetativo, 9% em floração e de 1% em enchimento de grãos.

Após uma evolução inicial lenta em algumas áreas, a cultura retomou seu bom desenvolvimento nos últimos dias em razão das condições climáticas favoráveis, recebendo chuvas sequenciais de média intensidade. As áreas colhidas de milho silagem e que foram destinadas à lavoura da soja já iniciaram o plantio na região da Fronteira Noroeste, prática que deve ser intensificada nos próximos dias, dependendo da condição do solo.

Já no feijão, prossegue a colheita, chegando aos 15% da área projetada para o Estado, que estima cerca de 40 mil toneladas na primeira safra. O rendimento das primeiras lavouras é muito bom, apresentando produto de boa qualidade. Nas demais áreas, a retomada das chuvas beneficiou as lavouras em fase de floração e enchimento de grãos. Alguns produtores já iniciaram o plantio de feijão safrinha.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload