Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Emater/RS-Ascar celebra Dia Nacional da Conservação do Solo com práticas conservacionistas de produção

17 Apr 2017

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril. A data foi criada para homenagear Hugh Hammond Bennett (1881?1960), considerado o ?pai? da conservação do solo, que nasceu em 15 de abril e, como conservacionista, desempenhou importante papel nesta área nas décadas de 40 e 50.

 

De lá para cá, vários programas e projetos são desenvolvidos para recuperar a capacidade de infiltração de água nos solos agrícolas, ampliar a fertilidade e proteger o solo contra a erosão, em especial quando ocorrem chuvas muitas vezes torrenciais e períodos de estiagem.

No Rio Grande do Sul, o Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Conservação do Solo e da Água, em dezembro de 2015. Com o lema Conservar para produzir melhor, o programa reúne secretarias de Estado, instituições de ensino, pesquisa e Extensão Rural, através da Emater/RS-Ascar, além de cooperativas, agentes financeiros e prefeituras. ?Os beneficiários fazem parte da cadeia agropecuária, são produtores rurais e suas associações e cooperativas agrícolas?, destaca o assistente técnico estadual de Manejo de Recursos Naturais, Edemar Streck, ao analisar os objetivos e a evolução do programa.

Através de ações integradas para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água, o programa objetiva ainda reduzir o uso dos inseticidas e herbicidas na agricultura, implantand

 

o inclusive um programa de pagamento ao produtor de água, como reconhecimento ao agricultor que adotar práticas conservacionistas dos recursos naturais. A Premiação ?Produtor Amigo do Solo e da Água? será entregue no Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, coincidindo com a realização da Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água.

Para que todas essas metas sejam atingidas, é preciso garantir a constante capacitação de técnicos e agricultores, validando e transferindo tecnologias em uso, manejo e conservação do solo e da água e em culturas, e implantar práticas conservacionistas em Unidades de Demonstração ou de Referência Tecnológica (URTs), para que sirvam de modelo para as capacitações.

 

De acordo com Streck, até hoje a Emater/RS-Ascar capacitou 78 técnicos em agricultura conservacionista. ?Cada um tem a obrigação da instalar uma URT no município para a transferência de tecnologias aos agricultores?, realça, ao antecipar, para até o final do ano, a realização de cursos teóricos em agricultura conservacionista.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload