Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Começa o Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas Serra Gaúcha

17 Aug 2017

A partir da próxima quarta-feira, 16 de agosto, produtores e técnicos da Serra Gaúcha terão à disposição um Boletim Informativo semanal que irá orientar sobre a presença da mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus) na região. É o resultado do Sistema de Alerta Mosca-das-frutas Serra Gaúcha, uma iniciativa da Embrapa Uva e Vinho e Emater/RS-Ascar,  que conta com o apoio das Prefeituras  de Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira, e que tem como base a exitosa experiência de sete anos na Região de Pelotas, liderada pela Embrapa Clima Temperado. O objetivo do Sistema de Alerta é informar os produtores sobre a evolução da ocorrência da praga na região e orientá-los para o manejo integrado nos pomares, para que o controle da mosca seja feito com maior eficiência e precisão.

 

A mosca-da-frutas ataca todas as espécies de frutíferas cultivadas na Serra Gaúcha, sendo a principal praga das frutas de caroço, como ameixa e pêssego, e pode levar o produtor a perder toda a sua produção se não for controlada. Os danos oc

 

orrem em função da oviposição nos frutos, que além de abrir entrada para microrganismos, irão desenvolver a larva e o consequente apodrecimento do fruto.

 

Se você quiser receber gratuitamente o informativo semanalmente, clique aqui ou acesse https://www.embrapa.br/uva-e-vinho para realizar o cadastro.

Entendendo como irá funcionar o Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas na Serra Gaúcha:

- Segunda-feira: visitas aos pomares com monitoramento das armadilhas e coleta dos dados pelos técnicos da Emater e envio para a Embrapa;

- Terça-feira: compilação dos dados e elaboração das orientações técnicas;

- Quarta-feira: envio do Boletim via e-mail e whatsapp para imprensa, produtores e técnicos. Os interessados em receber devem realizar o cadastro aqui.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload