Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Parque Natural dos Morros recebe placas para sinalização e delimitação de atividades permitidas

23 Sep 2017

Com o objetivo de informar os visitantes e frequentadores do Parque Natural Municipal dos Morros, a Prefeitura de Santa Maria está instalando placas indicativas na Unidade de Conservação. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) é orientar esportistas, frequentadores e pesquisadores sobre os limites e usos permitidos no local e advertir sobre os usos indevidos de acordo com as zonas do parque.

De acordo o chefe-gestor da Unidade de Conservação, Filipe de Moura Martins, a instalação de 15 placas é fruto de cooperação entre a SMA e o Shopping Praça Nova, com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e do Grupo Bandeirantes da Serra (GBS).

“Estabelecemos essa parceria com o Praça Nova e temos o apoio do Condema para a sensibilização e uso dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para financiamento de novas placas, menores, onde constarão as diretrizes de uso do parque. Já o Grupo Bandeirantes da Serra colabora com o manejo de trilhas, controle de incêndios, manutenção de cercas que são constantemente abertas, controle de espécies arbóreas consideradas exóticas e invasoras, entre outros suportes”, explicou Guilherme.

As placas seguem um padrão visual. No entanto, o texto de sinalização difere de acordo com a especificidade do local onde cada uma está fixada. A partir da instalação das placas, a Prefeitura espera coibir o uso indevido das áreas de preservação do Parque Natural Municipal dos Morros, aplicando as sanções ambientais cabíveis.

Para o secretário adjunto da pasta, Guilherme Rocha, “As placas são um grande ganho para o parque. Esperam

 

os que não sejam vandalizadas e que todos os usuários nos ajudem a zelar. A partir de sua instalação, infrações flagradas no parque terão medidas fiscais, com auto de infração e outras responsabilizações a depender do fato”, afirmou o secretário Guilherme Rocha.

A preocupação da Prefeitura com a Unidade de Conservação tem sido constante. Em agosto, a Secretaria de Meio Ambiente começou a remanejar a vegetação do parque, promovendo roçadas e construindo aceiros com o objetivo de impedir a propagação de incêndios e queimadas no local, muitas delas, criminosas.

Confira as placas instaladas no Parque Natural Municipal dos Morros, localizado no Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte de Santa Maria.

- Quatro placas “Acesso somente com autorização”;
- Duas placas “Proibido esportes motorizados”;
- Duas placas “Acesso somente a ciclistas autorizados”;
- Duas placas “Acesso somente à pesquisa”;
- Três placas “Acesso somente a montanhistas autorizados”;
- Duas placas “Permitido somente atividades de mínimo impacto”

 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload