Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Secretaria detém coleção oficial de rizóbios para indústria de inoculantes

11 Nov 2017

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, em outubro, portaria que homologa o Banco de Germoplasma do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Mantido pelo Laboratório de Microbiologia Agrícola e conhecido como Coleção SEMIA de Rizóbios, o banco contém microrganismos de interesse agrícola e está apto para disponibilizar estirpes microbianas autorizadas pelo Ministério a serem utilizadas na produção de inoculantes.

Dos trabalhos de pesquisa originados no laboratório, foram recomendados isolados bacteria

 

nos que atualmente fazem parte da relação de estirpes autorizadas pelo Ministério para a elaboração dos produtos inoculantes comercializados no território nacional. Uma dessas estirpes é a SEMIA 587, autorizada para a cultura da soja. "Seus trabalhos de seleção alcançaram o benefício da simbiose planta-bactéria com resultados tão positivos que hoje não há mais recomendação do uso de fertilizante nitrogenado para o cultivo desta leguminosa", conta a pesquisadora Anelise Beneduzi.

A utilização de inoculantes representa uma economia de R$ 9 bilhões ao ano para o país, acrescentando de quatro a 15% no rendimento da soja, com um investimento de 0,5% do custo total de instalação da lavoura.

A Coleção SEMIA de Rizóbios começou na década de 1950, a partir dos esforços do pesquisador professor João Rui Jardim Freire. Hoje, possui cerca de mil espécies, sendo reconhecida mundialmente pelo depósito e manutenção de bactérias fixadoras de nitrogênio.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload