Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Exportações de café solúvel brasileiro totalizam 2,8 milhões de sacas em 2017

2 Dec 2017

No período de janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras de café solúvel e extratos atingiram um volume equivalente a 2,803 milhões de sacas de 60 quilos, total que representa em torno de 12,5% de queda em relação ao mesmo período do ano passado, que bateu o recorde histórico de exportação desse tipo de café industrializado, e, ainda,  contabilizou nesse mesmo período 3,204 milhões de sacas. Dessa forma, nos períodos em referência comparados, o café solúvel do Brasil deixou de exportar aproximadamente 400 mil sacas.

 

Exportações de café solúvel

Contudo, a despeito da queda registrada no volume das exportações, a receita cambial do solúvel em 2017, até outubro, foi superior em 6% em relação à receita dos dez primeiros meses de 2016. A receita em 2017 já atingiu o valor de US$ 517,242 milhões, enquanto que a de 2016 foi de US$ 488,850 milhões. Atribui-se esse acréscimo na receita cambial a uma considerável elevação do preço do so

 

lúvel no mercado internacional, devido ao alto custo da ‘matéria-prima’ – café conilon/robusta – nas diversas origens produtoras e exportadoras.

Especificamente no nosso País, a propósito dessa ligeira elevação na receita das exportações de 6%, o incremento não significou melhoria nos lucros, tendo em vista que as indústrias brasileiras, principalmente no período de agosto de 2016 a abril de 2017, adquiriram o café conilon produzido aqui a preços superiores aos do mercado internacional, o que impediu qualquer margem de lucro, e, em alguns casos, as exportações e vendas foram realizadas com prejuízos para evitar que se perdessem clientes tradicionais conquistados ao longo de anos.

 

 

 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload