Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

7 curiosidades sobre o cacau e a produção de chocolate

30 Mar 2018

A aproximação do feriado de Páscoa impulsiona o consumo de chocolates no mercado brasileiro. O produto, que é um derivado do cacau, ganha diferentes formas e sabores nessa época do ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a Páscoa é considerada para a indústria de chocolates a data mais importante do calendário anual. O período aquece a economia, movimenta as vendas no varejo e em lojas especializadas e gera milhares de empregos temporários.

 

Em 2017 foram produzidas quase 9 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos. Se comparado à produção de 2016, o volume foi 38% menor. Os chocolates que vão atender a demanda da Páscoa de 2018 ainda estão em produção, por isso não foram apresentados os resultados pela entidade. Segundo a Abicab, apesar da retração em 2017, o Brasil ainda é um dos países com maior volume de vendas de produtos para a Páscoa e a indústria preparou neste ano mais de 120 lançamentos de produtos.

“Nos últimos anos vimos um comportamento atípico do setor que, concomitan

 

te com uma forte crise econômica, obrigou as empresas a reverem suas estratégias e se adequarem ao novo cenário. Estamos otimistas que os números deste ano comprovarão o amadurecimento da indústria e sua capacidade de organização em uma economia mais estável”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab. Além de grande consumidor de chocolate, o Brasil é um importante produtor da matéria-prima. No Pará, estado que lidera a produção brasileira, a produtividade média é de 911 quilos por hectare, maior que a média mundial de 550 quilos por hectare. Confira outras curiosidades sobre essa cultura.

1 – Bebida exótica

Há milhares anos, o chocolate inicialmente era uma bebida exótica consumida por povos sul-americanos. De lá para cá, tornou-se um dos doces mais apreciados do mundo. Nos dois casos, o produto consumido é preparado a partir das amêndoas do fruto do cacaueiro. O nome científico da planta é Theobroma cacao (do grego theobroma, alimento dos deuses). Os frutos são fibrosos e contém amêndoas, cobertas por uma polpa branca adocicada.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload