Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

“Pão ancestral” possui benefícios digestivos

1 Nov 2018

Uma equipe de

 

pesquisadores do centro de tecnologia AINIA e da Universidade de Bolonha estudou os benefícios para a saúde de produtos de panificação feitos a partir de um cereal ancestral conhecido como “einkorn”. O resultado foi a descoberta de que esse pão ancestral possuía benefícios digestivos. 

 

De acordo com a pesquisa, o einkorn ( Triticum monococcum ) foi um dos primeiros grãos cultivados pelo homem e é considerado um ingrediente muito interessante para a preparação de alimentos de padaria funcionais com propriedades nutricionais melhoradas. Em comparação com outras variedades de trigo, tem um teor mais elevado de proteína. 

Segundo Begoña Ruiz, chefe do Departamento de Tecnologia bioensaios do AINIA, os pães feitos com farinha de  einkorn foram avaliados em um digestor in vitro dinâmico para verificar seus efeitos benéficos no corpo humano. O resultado foi que níveis mais altos de carotenoides foram obtidos em testes com pães feitos com farinha deste cereal antigo, do que naqueles feitos com cereais modernos. 

 

Diferentes estudos têm reconhecido os potenciais efeitos protetores dos antioxidantes e carotenoides contra doenças degenerativas dos olhos e outros distúrbios por deficiência. Nesse sentido, também foi possível demonstrar, com culturas celulares, o efeito anti-inflamatório no aparelho digestivo do pão feito com farinha de  einkorn. 

“Os resultados deste estudo irão contribuir para uma melhor compreensão das propriedades benéficas de variedades de cereais ancestrais, e, assim, proporcionar uma oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos padaria com potencial efeito saudável para os consumidores”, comenta.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload