Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO REVOGA DECRETO QUE ESTABELECIA RESTRIÇÕES À COMERCIALIZAÇÃO DE FRIOS E CARNES A GRANEL TEM MUITA GENTE QUE NÃO SABE.

28 Feb 2019

 

O Governador em exercício do Estado, presidente da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Estadual Marlon Santos (PDT), revogou integralmente nesta segunda-feira (24/12), o Decreto Estadual n° 53.304, de 2016, assinado pelo Governador José Ivo Sartori, que determinava regras restritivas à comercialização de frios e carnes a granel nos supermercados e em pequenos empreendimentos.

A regra passou a vigorar em 2018, aumentando as exigências sanitárias para a comercialização dos produtos. Entre elas, climatização específica de locais e fatiamento na frente do cliente para determinada categoria de alvará. Como as regras ficaram mais restritas e o custo mais alto para adequação, supermercados e outros tipos de empreendimentos preferiram não fatiar e manipular seus produtos, favorecendo a venda de embutidos e carnes embalados a vácuo e em ambientes controlados.

 Para o deputado, o decreto prejudicava também os pequenos agricultores que vendiam à beira da estrada produtos feitos artesanalmente, como salame, queijo e outros embutidos.

Com a revogação da medida a intenção é conceder novamente uma condição de vida e sobrevivência para o produtor rural, principalmente àqueles que vivem de venda em quitandas o excedente de sua produção. A ideia é que esses produtores consigam fazer sua produção artesanal, sem o risco de mais quebradeira. A gente não consegue evitar aqueles que já quebraram, esclareceu o governador em exercício.

Ademais, Marlon afirmou que o decreto não se faz necessário, já que existem outras leis sanitárias e de proteção ao consumidor que proíbem a venda de produtos estragados e não disponíveis para a venda.

O deputado negou que a revogação do decreto possa gerar um mal-estar entre ele e o governador José Ivo Sartori. Segundo Marlon, tanto Sartori quanto o vice José Paulo Cairoli, foram avisados da medida pensada por ele desde que assumiu a presidência da Assembleia.

Com Informações da Agência de Notícias do Estado do RS

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload