Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Plantas usam raízes peludas e ácidas para acessar nutriente

2 Jun 2019

 

Alguns arbustos herbáceos que vivem nas partes rochosas do Brasil usam raízes equipadas com pelos finos e ácidos para dissolver as rochas e extrair um nutriente essencial como o fósforo. A descoberta, publicada na edição de maio da revista Functional Ecology, ajuda a explicar como uma variedade de plantas pode sobreviver em ambientes empobrecidos. 

 

"Enquanto a maioria das pessoas pensa que os ambientes pobres em nutrientes são menos diversificados, eles são realmente muito diversos, porque as plantas usam métodos diferentes para obter nutrientes", diz a coautora Patricia de Britto Costa, ecologista de plantas da Universidade de Campinas. 

 

Ela e outros colegas no Brasil e na Austrália investigaram como as regiões pouco profundas do solo chamadas de campos rochosos podem sustentar mais de 5.000 espécies de plantas, 15% da diversidade de plantas vasculares do Brasil, apesar de ocupar menos de 1 por cento da superfície do país. O solo nessas regiões é pobre, com níveis quase indetectáveis de nutrientes necessários às plantas, no entanto, algumas plantas conseguem sobreviver em áreas rochosas. 

 

Os pesquisadores usaram formões e martelos para desenterrar as plantas. "Nós encontramos as raízes crescendo nas rochas", com uma profundidade de pelo menos 10 centímetros, diz a coautora Anna Abrahão, ecologista vegetal na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, Alemanha. "As raízes são mais profundas e sempre perdemos algumas delas”, completa. 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload