Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Encontro discutirá preservação de polinizadores do Rio Grande do Sul

30 Sep 2019

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, é uma das entidades organizadoras do 1º Encontro de Preservação dos Polinizadores do Rio Grande do Sul, que ocorre nos dias 2 e 3 de outubro durante a Expo São Luiz, em São Luiz Gonzaga. A participação no evento é gratuita, e as inscrições podem ser feitas neste link.

O evento tem por objetivo trocar informações e sugerir alternativas para preservação de polinizadores na região Noroeste do Estado, além de aprimorar a integração entre os grupos de pesquisa e extensão. Entre os temas abordados estão a importância sobre a manutenção de polinizadores em áreas agrícolas e como o agricultor pode ajudar nesse processo , além de ganhar com a polinização de suas culturas. Por outro lado, o produtor terá a possibilidade de sugerir pesquisas e tirar suas dúvidas.

Encontro ocorre nos dias 2 e 3 de outubro

Programação
Primeiro dia – 2 de outubro

Manhã – Parque da Expo

8h – abertura
8h30 – Palestra “A Meliponicultura brasileira” com Jerônimo Villas-Bôas, Ecólogo, mestre em Gerenciamento Ambiental e especialista em abelhas e meliponicultura. Co-fundador da Reenvolver.
10h – Coffee break
10h30 –Palestra “Polinização, polinizadores e agricultura”, com Mardiore Pinheiro, Professora e pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Tarde – Auditório da UERGS/Escola Técnica Cruzeiro do Sul

14h – Mesa redonda: Meliponicultura como ferramenta
Palestra “Qualidade e usos do mel de abelhas-sem-ferrão”, com Fábia de Mello Pereira, Pesquisadora da Embrapa Meio Norte.
Palestra “A saúde das abelhas”, com Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, Professor e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Palestra “Espécies de abelhas-sem ferrão do Rio Grande do Sul”, com Sídia Witter, Pesquisadora da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).
Palestra “Meliponicultura como ferramenta de educação ambiental”, com Rafael Narciso Meirelles, Professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Segundo dia – 3 de outubro

Manhã – Auditório da UERGS/Escola Técnica Cruzeiro do Sul

9h – Mesa redonda: mortandade de polinizadores, uma visão crítica e propositiva.
Palestra “Agrotóxicos e polinizadores”, com Annelise de Souza Rosa, Bióloga, em Pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP).
Palestra “Alternativas no uso de agrotóxicos: agricultura mais limpa para polinizadores mais saudáveis”, com Betina Blochtein, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Palestra “Práticas amigáveis para a proteção dos polinizadores”, com Patrícia Nunes Silva, Pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Tarde – Auditório da UERGS/Escola Técnica Cruzeiro do Sul

14h – Exposição de Banners e trabalhos de alunos da rede pública de ensino de São Luiz Gonzaga.
15h – Apresentação de trabalhos selecionados pela organização.
17h – Encerramento.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload