Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Monsanto se declara culpada de pulverização ilegal

28 Nov 2019

 

A Monsanto se declarou culpada de pulverizar um pesticida proibido na ilha havaiana de Maui e concordou em pagar US$ 10,2 milhões em multas criminais e outros pagamentos pela pulverização e por armazenar ilegalmente resíduos perigosos, disseram os promotores dos Estados Unidos. O Departamento de Justiça disse na quinta-feira que a Monsanto pulverizou o Penncap-M, que continha o methyl parathion, pesticida proibido, em culturas de pesquisa em 2014, apesar de saber que a Agência de Proteção Ambiental proibiu seu uso após 2013. 

 

Ele também disse que a Monsanto, agora parte da Bayer AG, admitiu que permitiu que os funcionários entrassem nos campos pulverizados após sete dias, apesar de saber que deveria ter esperado 31 dias. A Monsanto concordou em se declarar culpada da pulverização, uma contravenção e entrar em um acordo de processo diferido por duas acusações criminais de armazenamento ilegal de “resíduos perigosos agudos”. 

 

O caso criminal será arquivado se a Monsanto cumprir os termos do contrato por dois anos, inclusive mantendo um programa de conformidade ambiental em suas instalações no Havaí. O advogado dos EUA, Nick Hanna, em Los Angeles, que anunciou o acordo, disse que o pagamento inclui US $ 6,2 milhões em multas criminais e US $ 4 milhões em pagamentos de serviços comunitários a agências governamentais do Havaí. O acordo requer aprovação judicial. 

 

A Bayer disse na sexta-feira que a Monsanto "não cumpriu seus próprios padrões ou as leis aplicáveis" e não tinha conhecimento de nenhum problema de saúde ou ambiental relatado por sua conduta. "Como administradores da terra, é nossa responsabilidade usar produtos agrícolas com segurança e gerenciar corretamente nossos resíduos", disse o porta-voz da Bayer, Darren Wallis, em comunicado. "Levamos isso muito a sério e aceitamos total responsabilidade por nossas ações." 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload