Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Colheita de soja está adiantada: clima vai ajudar

10 Apr 2020

 

A colheita de safra de soja 2019/20 ultrapassou os 91,6% da área plantada no Brasil, informa a consultoria ARC Mercosul. De acordo com esse levantamento, os trabalhos estão ligeiramente adiantados na comparação com igual período do ano passado, quando a essa época os produtores já haviam colhido 91,3% dos campos.

 

Na evolução semanal o avanço foi de 5,4 pontos percentuais, o que posiciona a colheita à frente da média histórica para essa fase dos trabalhos (84,3%). “No Rio Grande do Sul, em especial, o avanço da colheita é o mais acelerado dos últimos nove anos – que é até onde nossa série histórica percorre”, declarou o diretor da ARC Mercosul, Matheus Pereira, à Agência Reuters.

 

CLIMA & MILHO

Os mapas climáticos analisados pela ARC Mercosul trazem a permanência de um padrão chuvoso sobre a região do “Centro/Norte” do Brasil: “Se traçarmos uma linha imaginária cortando desde o norte de Minas Gerais, passando pelo norte de Goiás, centro do Mato Grosso e finalizando no centro da Rondônia, teremos precipitações intensas ao lado norte deste traçado. Já no lado sul da linha, um cenário de temperaturas elevadas e chuvas escassas se mostra presente nestes próximos 5 dias”.

 

“Há uma massa de ar quente de alta pressão se estabelecendo sobre o estado de São Paulo, causando a retração das chuvas em todo o estado. O mesmo cenário se estende para o sul de Minas Gerais, sul de Goiás e o norte do Paraná. Já no Paraguai, as chuvas se dispersam sobre quase toda a área produtora de soja ‘segunda safra’. Em linhas gerais, não há preocupações generalizadas para a saúde das culturas em campo na América do Sul. Entretanto ainda são necessárias rodadas de chuvas extras no Centro brasileiro para manter a qualidade do milho”, concluem os analistas.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload