Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

EUA quer aprovar defensivo para controlar abelhas em frutas

2 Jun 2020

 

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos está considerando conceder a aprovação "de emergência" de um pesticida neonicotinóide que mata abelhas para uso em mais de 57.000 acres de árvores frutíferas, incluindo maçãs, pêssegos e nectarinas, em Maryland, Virgínia e Pensilvânia. Se concedido, isso marcaria o décimo ano consecutivo em que isenções emergenciais de dinotefurano foram concedidas nesses locais. 

Nesse cenário, os estados estão buscando a aprovação presumivelmente retroativa para pulverizar de 15 de maio a 15 de outubro. Delaware, Nova Jersey, Carolina do Norte e Virgínia Ocidental também receberam aprovações semelhantes nos últimos nove anos, mas não se sabe se eles também buscaram aprovação para 2020. 

"A verdadeira emergência aqui é que a EPA está usando rotineiramente um processo de backdoor para aprovar pesticidas extremamente tóxicos para as abelhas", disse Nathan Donley, cientista sênior do Center for Biological Diversity. “Somente no ano passado, a EPA usou esse processo de isenção para contornar as revisões normais de segurança e aprovar o uso de vários neonicotinóides que matam abelhas em quase 400.000 acres de culturas. Esse mau uso imprudente do processo de isenção precisa parar”, completa. 

Além das aprovações de emergência de dinotefurano para macieiras, pessegueiros e nectarina, Maryland, Virgínia e Pensilvânia também receberam aprovação de emergência nos últimos nove anos para usar bifentrina, um inseticida piretróide considerado tóxico, nas mesmas árvores para combater a mesma praga. "Depois de uma década, é seguro dizer que as mesmas pragas nas mesmas árvores não são mais uma emergência", disse Donley. 

As aprovações de emergência para o dinotefurano neonicotinóide ocorrem no momento em que a EPA está em processo de aprovação de vários neonicotinóides para uso não emergencial em algumas das culturas mais amplamente cultivadas no país. 

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload