Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine

Emater/RS-Ascar e Sicredi lançam o projeto “Juntos pelas Agroindústrias

30 Jul 2020

 

Com o objetivo de fomentar e qualificar a agricultura familiar, especialmente o setor envolvendo agroindústrias familiares, a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Sicredi Raízes RS/SC/MG e Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, deu início ao projeto regional "Juntos pelas Agroindústrias". O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (30/07) e foi transmitido através das plataformas digitais da Emater/RS-Ascar. O ato contou com a participação do secretário da Agricultura do RS, Covatti Filho, de representantes da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, região em que o projeto será executado, do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e dos dirigentes das Sicredi Alto Uruguai, Raízes e Região da Produção RS/SC/MG.


O projeto “Juntos pelas Agroindústrias” envolve 42 municípios da região Norte do Estado, área de atuação da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Nos Coredes Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, que compreendem esta região, o setor primário é a principal alternativa de renda. Em vários municípios, a agricultura familiar chega a representar mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) local, segundo levantamento realizado em 2018.


Nesta região, é perceptível que muitos agricultores familiares estão apostando no setor da agroindustrialização, transformando os produtos in natura em alimentos processados, agregando valor, renda e gerando qualidade de vida no meio rural. Apenas na região Norte, com abrangência dos 42 municípios, já são 174 agroindústrias em funcionamento. Diante deste cenário, surgiu a iniciativa de fomentar ainda mais o setor e qualificar as agroindústrias que já estão inseridas nesse processo. O projeto “Juntos pelas Agroindústrias” foi criado com esse intuito.


Durante o ato de lançamento, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, apresentou o projeto regional, destacando seus objetivos e a metodologia de trabalho que será aplicada. Entre os objetivos do projeto, estão a geração de renda e agregação de valor à produção da agricultura familiar, melhoria da qualidade dos produtos através da formação continuada, capacitação e organização dos fluxos de produção, aplicação de estratégias de divulgação para impulsionar a comercialização, melhoria dos processos de gestão e aumento da competitividade das agroindústrias, ampliação dos canais de venda, realização de feiras, entre outras ações que visam o fomento da atividade e a qualificação das famílias envolvidas. 


Ao todo, serão 27 atividades realizadas entre 2020 e 2021, como cursos, capacitações, palestras e feiras, além do acompanhamento in loco, realizado pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, às famílias envolvidas, prestando assistência técnica.


O secretário Covatti Filho, em sua fala, parabenizou a todos pela iniciativa e disse que é dever da Seapdr incentivar programas como esse. “O fomento das nossas agroindústrias é prioridade para nós”, afirmou. Segundo ele, no ano passado, foram investidos mais de R$ 1,7 milhão em patrocínios de feiras, uma forma de incentivo também às agroindústrias, através de espaços para comercialização dos seus produtos. O secretário acredita que, ao final de 2021, o programa “Juntos pelas Agroindústrias” já terá grandes resultados e poderá tornar-se exemplo para as demais regiões. “Quem sabe possa servir de modelo para todo o Estado”, desejou.

Please reload

Ultimas noticias

Bônus beneficia agricultores familiares de diversos estados

November 21, 2016

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload