top of page

Abertura Oficial da Colheita da Oliva é lançada



O governador Eduardo Leite e o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, participaram, nesta sexta-feira (16/2), em Gramado, da 12ª Abertura da Colheita da Oliva. Junto com as demais autoridades presentes, fizeram uma colheita simbólica no palco, já que a chuva impediu o acesso à plantação. O evento deste ano foi realizado na propriedade Olivas de Gramado. 

Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou o potencial econômico da olivicultura para além do aspecto produtivo.

“O cultivo da oliva é fundamental como produção agrícola, pelo impacto econômico e pela geração de emprego no Estado. Mas temos ainda um aspecto adicional proporcionado pelas paisagens, pelo cenário das plantações. Isso ativa o potencial turístico das regiões produtoras de azeite de oliva”, disse Leite.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% da produção nacional. São mais de 6 mil hectares de área plantada. A maior parte dos olivais está na Metade Sul do Estado, onde as condições climáticas e do solo favorecem o cultivo.

Já a indústria do azeite de oliva gaúcho conta com 22 fábricas e 100 rótulos, muitos deles premiados internacionalmente.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page