top of page

Agência europeia restringe herbicida de gigante do agro



Estão suspensos na França diversas aplicações do herbicida S-metolacloro, que é um dos mais utilizados no país europeu, e é produzido pela Syngenta. A Agência Nacional de Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (ANSES) francesa ordenou as restrições nesta quarta-feira, 16 de Fevereiro, após detectar níveis excessivos do ingrediente ativo em águas subterrâneas.

De acordo com a ANSES, resíduos de S-metolacloro vem sendo detectados em concentrações acima dos limites máximos de segurança e qualidade estabelecidos pela legislação europeia. Além disso, o órgão regulador francês justificou a sua decisão mencionando no parecer o agravante deste herbicida haver sido classificado como “suspeito de causar câncer” pelo Comitê de Avaliação de Risco (RAC) da Agência Europeia de Produtos Químicos em junho de 2022.

“Diante desse risco à qualidade dos recursos hídricos, a ANSES inicia um procedimento para retirar a autorização dos principais usos de produtos fitossanitários que contenham a substância ativa S-metolacloro. Dessa forma, a contaminação ambiental por essa substância será reduzida e isso ajudará a restaurar gradativamente a qualidade das águas subterrâneas”, afirmou em comunicado a Agência Nacional de Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional da França.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page