Agricultores são beneficiados com açudes em Passo do Sobrado



Teve início nesta semana a construção de açudes no município de Passo do Sobrado. São oito famílias beneficiadas por meio do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural (Peaair), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. O Programa visa apoiar a construção de estruturas de reservação de água, para a expansão da prática da irrigação e promover os usos múltiplos da água entre os agricultores e pecuaristas. Almeja ainda a estabilidade nas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens, além do apoio à infraestrutura rural nas propriedades.


Para as oito famílias beneficiadas no município, os projetos foram elaborados pela equipe da Emater/RS-Ascar nos meses de julho e agosto de 2020. A seleção das famílias seguiu os critérios do Programa, sendo também realizado um levantamento junto à Prefeitura sobre os agricultores com maior necessidade de reservação de água, em especial para as atividades de bovinocultura de leite e produção de hortaliças. Os beneficiários foram aprovados pelo Conselho Municipal de Agricultura. Os açudes têm capacidade de armazenamento que varia de 1.100 a 2 mil metros cúbicos, de acordo com as características das propriedades rurais.


O extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar, Wagner Soares, ressalta que a reservação de água deve ser uma estratégia adotada pelos agricultores independente da época do ano e da ocorrência de estiagens. "É a primeira ação. Antes de pensar na irrigação, as famílias devem pensar em criar reservatórios nas propriedades, seja por meio de açudes ou cisternas. Observamos grande demanda por projetos de investimento, aquisição de maquinário, mas é fundamental estarem atentos à questão da reservação de água. Não precisamos esperar os períodos de estiagem para lembrar de construir açudes. Com essas estruturas essas famílias beneficiadas vão ter o meio de reservar a água e poder fazer a irrigação da sua produção", comenta.

Ultimas noticias
Notícias Recentes