top of page

Agricultura e Saúde articulam ações de enfrentamento ao mosquito-pólvora

A Seapi está com cinco fiscais estaduais agropecuários na região, destacados para atuar na investigação das notificações de maruins e no combate a esses insetos em áreas de cultivo de bananeiras. “Elaboramos uma série de orientações a ser ministradas às prefeituras sobre o manejo correto das bananeiras, com adoção de medidas que evitem a criação de um ambiente propício à proliferação dos maruins”, contou o diretor do Departamento de Defesa Vegetal (DDV/Seapi), Ricardo Felicetti.

A Vigilância Ambiental em Saúde, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), está acompanhando as notificações, com visitas a regiões infestadas, coleta de insetos para identificação e testagem de doenças que possam ter o mosquito-pólvora como vetor, como a febre oropouche. 

“Vamos encaminhar as amostras para um centro de referência, ao mesmo tempo em que vamos tentar a identificação genética dos insetos e procurar a presença de doenças associadas. Podemos estabelecer um protocolo de coleta para as duas secretarias, para que se possa fazer o teste de doenças nas amostras de insetos coletados pela Agricultura”, sugeriu a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Cevs (DVAS/Cevs), Aline Campos.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page