Agricultura finaliza investigação sobre caso de Aujeszky em São Gabriel
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), junto com o Ministério da Agricultura, está concluindo os trabalhos de investigação e vigilância ativa em São Gabriel. Um caso confirmado de Doença de Aujeszky foi registrado no município no final de 2022, em um suíno de uma criação de subsistência. Após vistoria em mais de 150 propriedades e cerca de 650 amostras coletadas, todos os laudos foram negativos para a enfermidade.
“A propriedade foco, já saneada, se encontra numa área periurbana. Com isso, a zona de vigilância, que constitui um raio de cinco quilômetros a partir do foco, atingiu boa parte da área urbana e diversas propriedades e criações de subsistência na periferia da cidade”, conta a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria, Rosane Collares.
Após a confirmação do caso, a Secretaria da Agricultura iniciou um plano de saneamento do foco e contenção da disseminação. As ações se basearam no despovoamento da propriedade de subsistência positivada, vigilância e sorologia dos suínos localizados em um raio de cinco quilômetros a partir do foco, conforme preconizado pelo Plano Nacional de Sanidade Suína, do Ministério da Agricultura.
Comments