Apae de Guaporé adota tecnologia sustentável
Na quinta-feira passada (09/12) ocorreu a inauguração de uma cisterna instalada na Apae de Guaporé e que faz parte do plano de trabalho baseado na sustentabilidade da Emater/RS-Ascar com a entidade. A tecnologia foi patrocinada pela Cresol e Sicredi.
A cisterna e o sistema de captação da água do telhado vão possibilitar a armazenagem da água para uso na irrigação das plantas cultivadas e do jardim. A escola conta uma horta e um relógio do corpo humano com plantas bioativas, implantados com auxílio da Emater/RS- Ascar.
No município, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e a Apae desenvolvem ações em parceria desde 2016, com o objetivo de contribuir para a promoção da cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência. Dentre as atividades realizadas estão oficinas práticas que estimulam a autonomia, o resgate do conhecimento e o uso de plantas bioativas. Também são incentivadas práticas alimentares mais saudáveis, que visam à segurança e soberania alimentar sustentável. São feitas ainda demonstrações de separação adequada do lixo, com o aproveitamento dos resíduos secos pela coleta seletiva e a destinação dos resíduos orgânico para a composteira e o uso do adubo gerado na horta e pomar, o que contribui para a promoção da consciência ambiental.
Comments