Apicultoras de mel branco de Jaquirana e Cambará conquistam prêmio nacional
- Jose Junior
- 5 de out. de 2024
- 1 min de leitura
As apicultoras Adriana de Bortoli, da Apicultura do Máximo, de Jaquirana, e Liane de Oliveira, do Apiário Cambará, de Cambará do Sul, conquistaram, agora no mês de setembro, o concurso CNA Brasil Artesanal – Mel 2024, na categoria mel claro. Adriana ficou em 1º lugar e Liane em 4º lugar. Concorreram apicultores de todo o país nas categorias mel claro e mel escuro.
As duas apicultoras fazem parte de um projeto piloto, junto com outros 10 produtores da região, de “Subsídios para indicação geográfica de Cambará do Sul e sua produção de mel branco”. O projeto está sendo desenvolvido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a partir de uma demanda dos apicultores da região.
“A partir dos resultados dessas primeiras amostras do projeto piloto, estamos preparando uma publicação. As análises realizadas são de coloração, feita aqui no DDPA pelos pesquisadores Bruno Lisboa e Luciano Kayser Vargas; polínica, que foi feita pelo pesquisador Jefferson Radaeski, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); e análise dos dados farmacológicos e químicos das amostras, que está sendo feita pelo professor Luiz Carlos Klein-Júnior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)”, destaca a coordenadora do estudo, pesquisadora do DDPA na área de desenvolvimento rural, Larissa Ambrosini.
Comments