Audiência pública avalia o impacto da proliferação dos javalis no RS



A situação da proliferação dos javalis no Rio Grande do Sul foi tema de audiência pública virtual nesta manhã (26) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Cooperativismo e Pesca da Assembleia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP) e proposta pelo deputado Elton Weber (PSB), junto com Edson Brum (MDB) e Zé Nunes (PT).

“A preocupação é grande. Além da invasão de propriedades e ataques aos animais, traz prejuízo para as lavouras, o javali também tem um risco sanitário’, destacou Elton Weber.

O deputado federal Ronaldo Santini (PTB/RS) destacou a importância de uma legislação que dê segurança jurídica para todos os envolvidos. E que preveja a caça de espécies nativas fora de controle, como a capivara, o controle de espécies invasoras, como o javali e o lebrão, e uma pena mais rígida para o tráfico de animais silvestres.

“O javali é um problema do Brasil. Tem registros no Mato Grosso e em outros estados, não apenas no Rio Grande do Sul”, destaca Fábio Rodrigues, diretor Vice-Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). É uma praga que deve ser controlada, constata.

Ultimas noticias
Notícias Recentes