top of page

Barreiras sanitárias são testadas em simulado sobre aftosa no interior de São Paulo



Médicos veterinários participaram nesta semana de simulado para testar barreiras sanitárias contra a febre aftosa. O simulado, encerrados nesta sexta-feira (29), foi realizado em Pirassununga, no campus da Universidade de São Paulo, e teve a participação de quatro médicos veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e 47 da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O simulado foi uma oportunidade de treinar as ações que devem ser tomadas diante de uma situação de emergência sanitária. Representou também a possibilidade de mapear eventuais pontos que podem ser melhorados pelos diferentes participantes, conforme a auditora fiscal federal agropecuária Daniele Cavalcante, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP).

Foram instaladas barreiras sanitárias nas principais vias para fiscalização de trânsito de veículos e desinfecção; fiscalização em propriedades para investigação de novos casos; logística de envio de amostras para análise laboratorial; e uso de sistemas informatizados de informação, além do treinamento de como deve ser a atuação dos serviços de comunicação e assessoria de imprensa, serviço de logística e compras em situação de atendimento a emergência sanitária.

Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page