Chuvas registradas neste início de março faz nível de açudes e bebedouros aumentar no Município



Desde o dia 27 de fevereiro, quando ocorreu o primeiro período de chuvas mais intensas em Santa Maria, até esta sexta-feira (11), foram totalizados mais de 164 milímetros de precipitação pluviométrica, conforme informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse índice de chuva nos primeiros dias de março é uma boa notícia para o período de estiagem, e já há registro de aumento no nível de açudes e bebedouros do Interior do Município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, mesmo com as chuvas esparsas registradas em algumas localidades, praticamente em todos os distritos já houve uma considerável melhora na quantidade de água nos açudes em propriedades do Interior, como registrado próximo à Estrada Estância Velha, no distrito de Boca do Monte (fotos abaixo, antes e depois).

“A chuva nesses primeiros dias de março foi bem positiva, principalmente para a dessedentação animal, hortas e pomares. Seguimos acompanhando a situação da estiagem em Santa Maria e dando todo suporte necessário às comunidades e propriedades do Interior mais necessitadas. Até esta sexta, já estão concluídos 83 serviços, e há 212 inscritos para receber ações de limpeza de bebedouros e também a construção de novos açudes, que são feitos conforme cronograma da secretaria. Vale lembrar aos produtores já inscritos que, se houve acúmulo de água nos açudes com as chuvas, e não seja necessário realizar o serviço, eles devem comunicar a secretaria com urgência. Caso as máquinas cheguem até esses locais e constatem o acúmulo de água, consequentemente não haverá necessidade do serviço nesse bebedouro. Pois, somente serão feitos aqueles que precisam recuperar açudes ou abertura de novos”, explica o secretário Menna Barreto.

Ultimas noticias
Notícias Recentes