Colheita da cevada avança nas regiões do Alto Uruguai e Planalto Médio
A área colhida de cevada apresentou uma ampliação no Estado, avançando significativamente nas regiões do Alto Uruguai e do Planalto Médio. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (31/10), a projeção de cultivo apontada pela Emater/RS-Ascar é de 34.429 hectares e a produtividade de 3.245 kg/ha. Os resultados são variáveis, mas a maior parte do produto em colheita deverá apresentar índices de germinação levemente abaixo de 95%, padrão mínimo exigido para a indústria cervejeira.
Já na região de Frederico Westphalen, onde cerca de 90% da cultura foi colhida, a produção está sendo comercializada para a indústria de malte. A expectativa atual de produtividade manteve-se em 2.700 kg/ha.
Na de Ijuí, a cultura encontra-se em plena colheita, finalizada em 55% da área, mas os rendimentos estão abaixo do esperado, variando entre 2.000 e 3.300 kg/ha. Na maior parte da região, o produto colhido apresenta índice de germinação entre 85% e 88%, considerado impróprio para maltaria, resultando na destinação do produto para a alimentação animal.
Comments