top of page

Criadores de animais apostam no potencial de raças que estreiam ou retornam ao Parque Assis Brasil



A Expointer deste ano vai ser de estreia e de retorno de raças de animais ao Parque de Exposições Assis Brasil (PEEAB). Ao todo, 6.378 animais de argola e rústicos estão inscritos nesta edição. Entre os destaques está a apresentação de uma raça caprina e outra bovina que nunca antes tinham participado do evento agropecuário.


Entre os caprinos, a raça que estreia é a Kalahari, de cor avermelhada, rústica, menos suscetível a verminoses e com boa rentabilidade. O criador Renato Moreira Linhares, de Santana da Boa Vista, vai trazer 16 exemplares. “Eu sou apaixonado por animais e o Kalahari me saltou aos olhos, como se diz. Não tinha exemplares no país e nós importamos os embriões há uns cinco anos e começamos a produção”, conta. E a expectativa, segundo Linhares, é fazer da feira uma vitrine e tornar a raça conhecida.


Para o presidente da Associação dos Caprinocultores do Rio Grande do Sul (Caprisul), Jônatas Breuning, a expectativa para a Expointer é muito boa. “Tivemos um crescimento na faixa de 150% no número de animais inscritos nesta edição da feira e uma raça nova”, destaca Breuning. Além disso, ele aponta que a exposição da raça Boer, que faz parte do ranking da Associação Brasileira de Criadores de Boer, atraiu mais criadores. Nesta Expointer, são 131 caprinos de três raças: Boer (97), Anglonubiana (18) e Kalahari (16).

Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page