top of page

Curso de certificação fitossanitária está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso de certificação para a praga Xanthomonas citri subsp. citri., causadora da doença cancro cítrico. Ele vai acontecer entre os dias 27 e 28 de novembro de 2024, no auditório da Emater, em Porto Alegre, e tem 50 vagas disponíveis. O curso é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com a coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e participação do professor e fitotecnista Edson Bertolini, da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

De acordo com a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV/DDV/Seapi), Rita Antochevis, “o cancro cítrico é uma praga quarentenária que afeta todas as espécies e variedades de citros de importância comercial, sendo uma das doenças mais graves da citricultura”. Atualmente, ela ocorre oficialmente nos estados do Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A Instrução Normativa Mapa nº 21/2018, institui em todo o território nacional os critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo ao Cancro Cítrico. O Sistema de Mitigação de Risco (SMR) é um programa de certificação que preconiza a redução de riscos de comercialização de frutos com cancro cítrico por meio da adoção de medidas de manejo da doença nos pomares e higienização de frutos em packing houses ou casas de beneficiamento.


Comentários


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page