Curso de certificação para doença da macieira está com inscrições abertas
Durante os dias 10 e 11 de setembro de 2024, ocorrerá em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, o curso de certificação para a praga Neonectria ditíssima. O curso é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com a coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e apoio da Embrapa Uva e Vinho e da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi).
O Cancro Europeu causado pelo fungo Neonectria ditissima é uma importante doença da macieira. Esta praga afeta principalmente as partes lenhosas, como os ramos do ano, os galhos e o tronco principal da planta. Ocasionalmente, os frutos podem ser afetados e nos casos mais graves, causar a morte da planta.
“Visando a proteção de plantas contra pragas quarentenárias, cuja introdução e disseminação no Rio Grande do Sul pode gerar perdas econômicas consideráveis, algumas medidas fitossanitárias são preconizadas e por isso a importância deste curso de certificação”, destaca a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDV) da Seapi, Rita Antochevis.
Comments