ecretaria da Agricultura reativa Comitê Gestor do Plano ABC+



(Seapdr), o Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) está retomando suas atividades no Estado. O grupo tem por finalidade analisar e propor ações para garantir a implantação de práticas de manejo, usos sustentáveis dos recursos naturais e tecnologias de produção com vistas à redução da emissão de gases do efeito estufa.

O Comitê Gestor, criado por decreto em 2012, conta com a participação de cerca de 20 órgãos e entidades do Rio Grande do Sul que, neste momento, estão indicando nomes de integrantes para efetivar a reativação dos trabalhos. Está prevista para a primeira quinzena de julho a primeira reunião do grupo. A iniciativa vai ao encontro de agendas dos setores públicos e privados que buscam a redução da emissão de carbono em 1,1 bilhão de toneladas no país até 2030.

O engenheiro florestal do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapdr, Jackson Brilhante, explica que a reativação dos comitês gestores estaduais é um movimento nacional, que vem sendo conduzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em maio, o Mapa realizou a 1ª Reunião Nacional do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), em Brasília, da qual Brilhante participou representando a Seapdr.

Ultimas noticias
Notícias Recentes