Encontro debateu o destino de embalagens vazias de defensivos agrícolas
- Jose Junior
- 22 de nov.
- 2 min de leitura

Evento ocorreu na quarta (12/11) e quinta-feira (13/11), em Passo Fundo.
Durante dois dias, um encontro voltado à importância da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos destacou o funcionamento do sistema de recolhimento desses recipientes. A ação foi promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entidade responsável pelo Sistema Campo Limpo e pelo Sistema Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.
O chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Disa/Seapi), Rafael de Lima, participou do evento e ressaltou a relevância da integração entre os diferentes agentes do processo. De acordo com ele, “o evento foi muito importante para o planejamento de melhorias na cadeia logística de recolhimento, bem como fundamental para ouvir as reivindicações dos postos de recebimento de embalagens vazias, o que nos permitirá ajustes em consonância com a Fepam e o InpEV”.
O encontro teve como objetivo discutir melhorias no recolhimento das embalagens, com foco na informatização dos dados de devolução pelos produtores rurais, pelos postos e centrais de recebimento, além das coletas itinerantes realizadas por revendas e cooperativas no Estado.
Sistematização de informações para aprimorar a devolução de embalagens
A sistematização dessas informações, aliada aos dados de comercialização e uso registrados no Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (SIGA), gerenciado pela Seapi, permitirá um planejamento mais eficiente da logística de recebimento no Rio Grande do Sul.
Durante o evento, gestores de postos e centrais receberam treinamento para utilização dos sistemas disponibilizados pelo InpEV, garantindo maior precisão no registro das devoluções.
Por se tratar de um processo complexo, o InpEV buscou integrar equipes envolvidas em todas as etapas — do cadastro à comercialização, uso e retorno das embalagens — visando maior eficiência do sistema e a destinação segura dos recipientes.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) reforçou a importância do cumprimento dos prazos. Segundo o chefe da Divisão de Agrotóxicos (Diagro/Fepam), Gianfranco Aliti, será estabelecido um prazo para implantação do sistema de emissão eletrônica dos certificados de devolução pelos postos.
A conscientização sobre a importância da sistematização dos dados por responsáveis de postos e centrais também foi debatida, com encaminhamentos para aperfeiçoar a geração de informações. A medida permitirá mensurar a eficiência de cada unidade, integrar sistemas e monitorar a movimentação das embalagens.
Participaram ainda do encontro, representando a Seapi, a fiscal estadual agropecuária da equipe de registro de empreendimentos de agrotóxicos (Disa/Seapi), Fátima Pereira, e o coordenador de dados e sistemas do Departamento de Defesa Vegetal (DDV/Seapi), Paulo Victor da Silva. A analista ambiental da Fepam, Veridiana Rubenich, também esteve presente.
Texto: Fabrízio Fernández/ Ascom Seapi
Foto: Divulgação Seapi








































Comentários