Especialistas debatem importância do melhoramento genético para aumentar lucro no campo
- Jose Junior
- 1 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

A programação do Universo Pecuária teve mais um dia intenso no Parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul. Na Arena de Remates aconteceu o Fórum de Genética e Reprodução, organizado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares ANC) e Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
A palestra inicial foi “Cruzamento Industrial Para o Rio Grande do Sul: Lucro Dentro e Fora da Porteira”, com o zootecnista e especialista em cruzamento industrial, Alexandre Zadra, da CrossBreeding. Zadra falou sobre as origens e características das raças para explicar os critérios que devem ser observados no sentido de obter as seleções e cruzamentos mais compatíveis visando ganho de produtividade. “A diferença é maior entre touros do que entre raças. Quando a gente vai escolher um touro é preciso saber qual o objetivo, qual o sistema de engorda, se é mais ou menos intensivo, e se a fêmea será aproveitada. O cruzamento trás sempre vantagens desde que a nutrição seja adequada”, orientou.
Na sequência, o também zootecnista e diretor administrativo da BioData e MeatScience, Leandro Lunardini, falou sobre “Ultrassonografia de Carcaças e Genomas". Lunardini referiu as tecnologias utilizadas na avaliação de carcaças. Uma delas é a ultrassonografia, onde se consegue visualizar características de músculos, gorduras, além de obter medidas que permitam calcular e estimar peso e rendimento de carcaça. Outra, é a seleção genômica que consiste na avaliação por meio de marcadores genéticos de um animal e não só pelos resultados de campo. “São duas tecnologias da década de 50 e que causam impacto positivo no sistema de produção chegando assim ao mercado consumidor”, concluiu.
Comentarios