Estudo aponta aumento de produtividade no cultivo de feijão em pequenas propriedades com uso de bioinsumos
Pesquisa realizada em duas propriedades da região central do estado mostra a eficiência técnica do uso de um conjunto de bioinsumos e nutrientes no cultivo de feijão em pequenas propriedades no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados estão publicados no Boletim Técnico nº 14, publicado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
O estudo foi realizado em parceria entre pesquisadores do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor/DDPA) e a Emater Regional de Santa Maria nas propriedades dos agricultores familiares Ângelo Severo e Edenir Schmengler, do município de Agudo, com dois cultivares de feijão, o Fepagro Triunfo (feijão preto) e o RS Centenário (feijão rajado), ambos materiais desenvolvidos pelo DDPA.
“Os agricultores aceitaram o convite para fazer parte deste trabalho de pesquisa e gentilmente cederam parcelas de suas áreas produtivas para a instalação dos ensaios de pesquisa, acompanhando diariamente a condução e a evolução do estudo em suas propriedades”, destaca a pesquisadora do DDPA e doutora em Ciência do Solo, Gerusa Steffen.
Comments