Expointer terá novas raças na edição de 2024
A 47ª Expointer vai ter novidades. Novas raças de ovinos e equídeos vão participar da feira pela primeira vez. E duas raças, uma de bovinos e outra de caprinos, voltam a se inscrever na feira depois de alguns anos.
“Estamos nesta Expointer recebendo duas raças novas e duas que retornam depois de um tempo fora da feira. É bem importante, porque a Expointer é a vitrine da agropecuária gaúcha”, ressalta o comissário-geral da Expointer, Pablo Charão.
“A Dohne Merino é uma raça excelente produtora de lã fina e com excelente carcaça, tudo o que mercado está procurando”, destaca o produtor Fernando Martins, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Dohne Merino, que vai participar pela primeira vez da Expointer.
A Dohne Merino, conta Martins, está presente em diversas partes do mundo, na Austrália, no Uruguai, onde uma grande porcentagem do rebanho é Dohne ou cruza Dohne, na Argentina e no Chile.
Para a Expointer vão levar 1 borrego e 2 borregas, já nascidos na propriedade. “Livramento é uma região ovelheira e tradicionalmente laneira, e a raça se adaptou muito bem, os cuidados são os mesmos que se tem com outras raças e a adaptação foi muito boa”, afirma Martins.
Comments