Ferramenta ajuda no gerenciamento de pasto



Um grupo de zootecnistas de Maringá (PR) criou uma ferramenta que permite monitorar a pastagem a distância, pela tela do celular, auxiliando na tomada de decisão do produtor. A Gerente de Pasto é um software de gestão e aplicativo e foca em melhoria na eficiência da utilização de pastagens, visando a ampliar a margem de lucro do pecuarista.

Ela deve ser alimentada com informações da propriedade, desta forma o pasto é “transformado” em números, avaliando processos que levam à engorda do gado através do bom manejo da pastagem, entre outras informações que ajudam na tomada de decisões.

A solução funciona por meio das etapas de planejamento forrageiro, com o objetivo de otimizar a alimentação do gado o ano todo, mesmo em períodos de seca; de manejo da pastagem, que estabelece qual a melhor estrutura do capim, permitindo rebrota mais rápida e, consequentemente, mais oferta de alimento para os animais; e, por fim, a aplicação do método que permite trabalhar a estrutura do pasto de forma global, com informações como a quantidade de cabeças que pode ser colocada em determinada área.

Ultimas noticias
Notícias Recentes