Força-tarefa do Mapa fiscaliza alimentos orgânicos no estado de São Paulo



A Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA/SP/Mapa) concluiu no mês passado força-tarefa que fiscalizou alimentos orgânicos produzidos no estado. A ação durou dois meses (planejamento e execução) e ocorreu em sete cidades, com grande produção desses alimentos: Araçoiaba da Serra, Cajamar, Campinas, Joanópolis, Jundiaí, Piracaia e Sorocaba.

Os fiscais verificaram as etapas de produção, incluindo armazenamento, processamento, rotulagem, transporte, certificação e comercialização dos produtos, além dos protocolos de coleta e acondicionamento.

Foram coletadas 18 amostras de morango, tomate, cenoura, pimentão, batata, manga, mamão, berinjela, pepino, maçã, banana e brócolis em supermercados, lojas de hortifrútis, feiras de orgânicos da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC) e centros de distribuição. As amostras foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia (LFDA-GO/Mapa). A coleta, o acondicionamento e envio das amostras seguiram as diretrizes técnicas do Manual de Coleta de Amostras do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) do Mapa.

Além disso, foram realizadas seis visitas a propriedades de produtores familiares ligados a Organizações de Controle Social (OCS).

Ultimas noticias
Notícias Recentes

Copyright © 2014 | Desenvolvido por: OnLine