top of page

Herbário do DDPA deverá ter arquivo 100% digitalizado até final de 2024

  • Foto do escritor: Jose Junior
    Jose Junior
  • 3 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

O Herbário BLA ((Brazilian Laboratory of Agrostology), que contém uma coleção de grande importância histórica e científica, com exemplares do século XIX, vai ser 100% digitalizado até o final de 2024. Os recursos para a compra do equipamento fotográfico vieram do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, que fomenta projetos em rede como o Herbário virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF).

“Com a chegada deste conjunto fotográfico, toda a digitalização passa a ser feita na própria sala do Herbário BLA, o que permite mais agilidade ao processo, evitando riscos com o deslocamento de amostras. Até agora, estávamos utilizando o equipamento do Departamento de Botânica da UFRGS”, destaca o curador do Herbário e pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Gilson Schlindwein.  Segundo ele, até o momento, 30% do acervo foram digitalizados (6.000 exsicatas) e, com este novo recurso, está prevista a digitalização de 100% do acervo (20.000 exsicatas) ainda em 2024.

Assim que o material botânico é digitalizado, ele fica disponível na plataforma “speciesLink” (https://splink.cria.org.br) para consulta online, o que permite o acesso gratuito do acervo. Desde a inclusão do Herbário nesta rede, em 2017, já foram feitas mais de dois milhões de consultas em seu acervo e, aproximadamente, 950 mil downloads. 

“Muitas plantas que têm no Herbário não existem mais no campo. Há plantas extintas localmente e algumas em vias de extinção também, então se não houvesse o registro, esta informação se perderia”, destaca Gilson.

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page