Identificado caruru resistente ao dicamba



Pesquisadores de plantas daninhas da Universidade de Illinois em Chicago, nos Estados Unidos, confirmaram terem encontrado espécies de um tipo de caruru (Amaranthus tuberculatus) resistente ao herbicida dicamba. O estudo apontou que o dicamba controlou apenas 65% do caruru no campo, enquanto na estufa as plantas mostraram uma redução de 5 a 10 vezes na eficácia do herbicida em comparação com plantas suscetíveis

De acordo com a Universidade de Illinois, não se trata de um “grande nível de resistência”, mas a descoberta acendeu um sinal de alerta. “Quando usamos herbicidas, selecionamos plantas que podem sobreviver a esses herbicidas por meio de uma variedade de mecanismos”, diz Pat Tranel, professor do Departamento de Ciências de Culturas em Illinois e coautor do estudo.

“Historicamente, essa era uma mutação no local-alvo, mas agora, cada vez mais, estamos vendo resistência metabólica, onde as ervas daninhas estão ativando genes de desintoxicação antes que os produtos químicos possam causar danos. E assim essas populações de ervas daninhas estão acumulando genes que são ativos contra vários herbicidas, e há reatividade cruzada”, completa Tranel.

Ultimas noticias
Notícias Recentes