Inovação traz soluções para minimizar a escassez de água no campo
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial e o observatório europeu Copernicus, 2023 detém o recorde de ano mais quente desde o final do século XIX. A temperatura média do planeta está agora 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. A elevação das temperaturas está aumentando a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos. Inundações, secas e ondas de calor se tornaram regulares, afetando pessoas e plantaçõ
Não há dúvida de que a agricultura terá que enfrentar as consequências do aquecimento global, e a tendência não mostra sinais de reversão. Um estudo realizado por pesquisadores americanos mostrou que a mudança climática no século XX já impactou a produtividade agrícola global, reduzindo em 21%. Diante da urgência da situação, o ecossistema agrícola está tomando medidas para encontrar soluções. Setor por setor, a inovação está no centro do desafio de combater os estresses abióticos, sendo a falta de água causadora de grande impacto e buscar alternativas para otimizar sua disponibilidade para as culturas.
Entre as ações que deverão ser tomadas com foco na maior eficiência no campo estão práticas agronômicas mais eficazes, onde o conhecimento agronômico aprimorado permite estabelecer estratégias para proteger as culturas, como a rotação de culturas e o plantio direto na palha, preservando a capacidade de retenção de água do solo. A utilização de maquinários de ponta é outro fator decisivo. Cada vez mais fabricantes estão desenvolvendo ferramentas customizadas para reduzir os impactos na lavoura.
Comments