Livro sobre mel de melato é publicado pela Secretaria da Agricultura
Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) lançaram recentemente o livro “Melato: Alimento de Seres Vivos das Florestas de Araucária e Matéria-Prima de um Mel Especial no Sul do Brasil”. A publicação fala sobre as interações entre insetos e plantas que possibilitam a produção do melato e está disponível no site da Seapi.
Uma das autoras, a pesquisadora Sidia Witter, conta que o melato é uma substância produzida por insetos chamados cochonilhas, e que serve de alimento para vespas, borboletas, formigas, e abelhas, entre outros. “As abelhas, quando coletam o melato, produzem um mel diferenciado, o mel de melato”.
Segundo Sidia, esse produto tem registrado interesse crescente por parte do mercado nacional e, principalmente, pelo internacional, devido às suas propriedades terapêuticas e efeitos benéficos à saúde. A pesquisadora esclarece que o Rio Grande do Sul é um dos produtores do mel de melato que conta com uma Indicação Geográfica desde 2021, o “Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro”. “A bracatinga é uma árvore nativa da Mata de Araucária que abriga as populações de cochonilhas. A produção desse mel ocorre em uma zona que vai do Rio Grande do Sul ao Paraná”, especifica.
Kommentarer