Máquinas operacionais, o ponto forte da EIMA International



Entre as principais feiras de mecânica agrícola, a EIMA International (Bolonha, 19/23 de outubro) é a que oferece a mais ampla escolha de máquinas e equipamentos. Os meios de trabalho do solo, de tratos culturais, de colheita e transporte de produtos, de irrigação e de criação - localizados dentro da feira nos setores II, IV, V, VI, VII, X e XI - estão presentes em diversos modelos, para satisfazer todos os requisitos de processamento.

A 44ª edição da EIMA - explica FederUnacoma, federação de fabricantes que organiza a Exposição - ocorre em um momento particularmente dinâmico para a indústria italiana do setor, que registra aumentos de vendas tanto na Itália quanto no exterior. O pesquisa "Barômetro" efetuado pela FederUnacoma mostra como, no que se refere ao maquinário agrícola, 83% das empresas registaram um aumento do volume de negócios face ao ano anterior nos primeiros seis meses do ano, face a modestos 6% das empresas que, em vez disso, marcam um declínio no volume de negócios. Entre as empresas lucrativas, uma percentagem muito elevada (54%) registou acréscimos superiores a 20%.


A tendência positiva também deve se confirmar no segundo semestre, ainda que com índices menos acentuados: o Barômetro indica que 67% das indústrias da construção esperam aumento do faturamento e 27% tendência de estabilidade, dados que sugerem balanço no final de 2021 claramente positivo. “Nosso setor é extremamente heterogêneo e composto por centenas de pequenas e médias empresas, cada uma hiperespecializada em seu próprio campo - explica Lorenzo Selvatici, presidente da Assomao, a associação que representa os fabricantes de máquinas agrícolas dentro dos operadores FederUnacoma - e A EIMA é a feira que, mais do que qualquer outra no mundo, dá a visibilidade necessária a todas estas realidades, oferecendo-lhes uma grande oportunidade de negócio durante os dias da feira. Por outro lado, oferece ao visitante a completude de uma visita única, para os interessados em implementos para a agricultura especializada ”.

A substituição das máquinas e equipamentos atualmente em uso nas fazendas por veículos de nova geração é um processo necessário, pois a sustentabilidade econômica e a compatibilidade ambiental da obra tornou-se um elemento fundamental na atividade agrícola.


As máquinas expostas na EIMA International contam com sistemas de controle eletrônico de funções, sensores de monitoramento, tecnologias ISOBUS capazes de otimizar a relação entre o trator e o equipamento transportado ou rebocado, todas tecnologias capazes de tornar o uso das máquinas cada vez mais aperfeiçoado e ecologicamente correto. . “O mercado está em grande turbulência - conclui Lorenzo Selvatici - e nossas empresas estão adotando cada vez mais sensores e aparelhos eletrônicos para fazer os veículos funcionarem melhor, consumirem menos e otimizarem todos os aspectos relativos ao uso dos equipamentos, mesmo os mais simples. . Agora só falta esperar para nos ver novamente em presença, e em segurança, na feira de Bolonha ”

Ultimas noticias
Notícias Recentes