top of page

Mapa realiza simulação de emergência zoossanitária em Mato Grosso



Como o serviço veterinário deve agir em caso de uma emergência zoossanitária? Foi com esse objetivo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea-MT), realizaram um exercício prático simulando um caso fictício de febre aftosa para preparar as equipes nas mais diversas situações, em caso de ocorrência de focos de uma doença emergencial no Brasil.

O treinamento, realizado no município de Juscimeira, no período de 30 de julho a 05 de agosto, envolveu mais de 236 pessoas e incluiu em sua parte teórica, além da febre aftosa, abordagens sobre a peste suína africana, peste suína clássica e influenza aviária.

“O exercício simulado teve como objetivo preparar os servidores para a organização da cadeia de comando e cumprimento dos protocolos que devem ser adotados em uma situação real de surgimento de um foco da doença, como: barreiras sanitárias, desinfecção de veículos e instalações, simulação de abate de animais e outras ações nas propriedades rurais”, explica o diretor de Saúde Animal, Geraldo Moraes.

Comentarios


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page