top of page

Novas raças que vão brilhar na Expointer deste ano



Das 89 raças inscritas na Expointer deste ano, entre ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos e pequenos animais, duas são novas no Parque e uma estava ausente fazia bastante tempo.

Entre os ovinos, a raça Merino Australiano Naturalmente Colorido vai estar pela primeira vez em Esteio. O criador Éverson Bravo, de Glorinha, destaca que esta raça foi selecionada para produção de lã fina, com qualidade, sedosidade e suavidade. É a raça de melhor qualidade de lã que existe para alta costura, afirma.

“Existe uma demanda de mercado muito grande aqui na região sul, tanto para a lã das ovelhas naturalmente coloridas, que podem ser destinadas para a alta costura e para o artesanato, quanto para as peles naturalmente coloridas, utilizadas na produção de pelegos para arreios, para rodeios, para o homem do campo, entre outros”, destaca o criador.

Éverson cria também ovinos da raça Texel, Texel Naturalmente Coloridos e Merino Australiano. “A ovelha está presente na minha vida desde criança e hoje tenho meus animais, além de assistir muitos outros”, declara.

Os ovinos vêm aumentando a sua participação na Expointer a cada ano. Neste ano de 2023 são 980 animais de 15 raças, no ano passado foram 892, um aumento de 9,87%.

Os caprinos também têm raça nova desfilando na feira. É a Savana, originária da África, e que vai estar com dois exemplares. “Depois de investir na raça Kalahari e obter grandes resultados em rusticidade, características essenciais para o Rio Grande do Sul, passei a estudar a raça Savana que também se destaca pela rusticidade, mostrando ser muito eficiente no ganho de peso em sistemas de fazenda campo”, destaca o produtor Renato Moreira, de Santana da Boa Vista. Segundo ele, as expectativas são de aumentar o número de negócios em relação a 2022, que já foi muito bom. Além da Savana, Renato cria Boher e Kalahari, além de bovinos e ovinos.

 

Comentarios


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page