top of page

Novo ciclone deve se formar na região Sul. Saiba a intensidade

  • Foto do escritor: Jose Junior
    Jose Junior
  • 8 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura


A segunda-feira (10/07) deve registrar um padrão de tempo muito característico para a época do ano em relação às chuvas. Já as temperaturas devem ficar muito acima da média esperada para o período.

Algumas regiões do Brasil central, devem registrar marcas perto dos 37°C no período da tarde. Temperaturas que devem ser acompanhadas por índices de umidade muito baixos (inferiores aos 20%). Essa condição, além de trazer uma piora no quadro hídrico das lavouras e do solo, aumentam os riscos para incêndios.

Até mesmo o sul do país, deve ter o registro de temperaturas mais quentes, mas também seguindo uma sequência de chuvas volumosas. As instabilidades remanescentes do ciclone que atuou durante o final de semana, devem persistir garantindo mais um dia de chuvas na metade sul na região sul.

No decorrer dos próximos dias, um sistema de baixa pressão deve se desenvolver ao norte da Argentina e Paraguai – situação muito semelhante ao último final de semana. Contudo, as projeções indicam que este sistema deverá atuar de forma mais significativa, trazendo volumes de chuvas ainda maiores sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a primeira metade de quarta (12) e quinta-feira (13). As instabilidades devem avançar até o sul do Mato Grosso e sul de São Paulo.


Na sequência das chuvas, uma massa de ar mais frio pode avançar pelo centro-sul do país,derrubando as temperaturas e provocando geadas amplas na região Sul e sul de Minas Gerais a partir de sexta-feira (14).

Comments


Ultimas noticias
Notícias Recentes
bottom of page