O homem usando a evolução biológica de fungos ao seu favor: Um caso



Beauveria bassiana é um fungo de ocorrência natural nos solos, que causa a morte em mais de 200 insetos-pragas. O fungo Metarhizium anisopliae, também de ocorrência no solo, coloniza naturalmente mais de 300 espécies de insetos, que incluem pragas importantes para a agricultura. O Mesopel Mix®, da Dillon Biotecnologia, tem na sua composição estes dois fungos e possui registro no MAPA, para o controle do percevejo Euschistus heros e, também, para o controle da praga Deois flavopicta (cigarrinha-das-pastagens; cigarrinha-dos-capinzais).

O Brasil é o maior produtor mundial de soja, entretanto esta cultura sofre com a ação de muitas pragas e doenças impactantes aos seus custos de produção, principalmente decorrentes da necessidade do uso de defensivos. O percevejo-marrom Euschistus heros é uma das pragas mais importantes na cultura da soja, pois se alimenta do grão, durante todo o seu desenvolvimento, deixando-o enrugado.

As cigarrinhas-das-pastagens (Deois flavopicta) é um inseto sugador de seiva, sendo que os adultos vivem na parte aérea das gramíneas, enquanto suas ninfas ficam protegidas por uma espuma branca na base das plantas. Ela ataca as pastagens em épocas de alta umidade e é responsável pela “queima” do pasto, provocando o secamento e queda das folhas.

Ultimas noticias
Notícias Recentes